O Tau, o cordão e os três nós

São Francisco de Assis usou frequentemente este sinal. Ele desenhou em casas, muros e árvores. Com este sinal abençoou os homens e assinou suas cartas. O Tau para São Francisco era um sinal de eleição divina, como descrito no livro do profeta Ezequiel:

Os inocentes marcados com este sinal (TAU) serão salvos.
(Ez 9,4)

Antes que a punição caia sobre a cidade de Jerusalém, o Senhor deixa o cuidado aos justos de marcar a letra Tau em suas testas. Assim, no fim dos tempos todos aqueles que pertencem a Cristo serão reconhecidos e liberados através deste sinal. O tau é então um símbolo para a família franciscana: testamento de São Francisco, sinal de benção e paz. Este sinal lembra a Cruz, é o sinal de libertação.

cordao-tau

Em geral, o Tau é pendurado no pescoço por um cordão com três nós. O fio condutor do Evangelho. A síntese da Boa Nova são os três conselhos evangélicos: obediência, pobreza, pureza de coração. Obediência significa acolhida para escutar o valor maior. Quem abre os sentidos para perceber o maior e o melhor não tem medo de obedecer e mostra lealdade a um grande projeto. Pobreza não é categoria econômica de quem não tem, mas é valor de quem sabe colocar tudo em comum. Ser pobre, no sentido bíblico-franciscano, é a coragem da partilha. Ser puro de coração é ser transparente, casto, verdadeiro. É revelar o melhor de si. Os três nós significam que o obediente é fiel a seus princípios; o pobre vive na gratuidade da convivência; o casto cuida da beleza do seu coração e de seus afetos. Tudo isto está no Tau da existência!

USAR O TAU É LEMBRAR O SENHOR !

Muita gente usa o Tau. Não é um amuleto, mas um sacramental que nos recorda um caminho de salvação que vai sendo feito ao seguir, progres- sivamente, o Evangelho. Usar o TAU é colocar a vida no dinamismo da conversão: Cada dia devo me abandonar na Graça do Senhor, ser um reconciliado com toda a criatura, saudar a todos com a Paz e o Bem. Usar o TAU é configurar-se com aquele que um dia ilumina as trevas do nosso coração para levar-nos à caridade perfeita. Usar o TAU é transformar a vida pela Simplicidade, pela Luz e pelo Amor. É exigência de missão e serviço aos outros, porque o próprio Senhor se fez servo até a morte e morte de Cruz.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed.Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.



%d blogueiros gostam disto: