Como denunciar as mensagens indesejadas que você recebe por SMS

Você certamente já recebeu mensagens indesejadas por SMS. Pode ser uma propaganda inofensiva de serviço de TV por assinatura ou até mesmo uma perigosa mensagem avisando que você supostamente ganhou um prêmio de milhares de reais — algo que serve apenas para extorquir dinheiro dos usuários desavisados. Felizmente, é possível denunciar esses casos.

Para fazer a denúncia, basta enviar o número do celular com DDD para 7726, o Serviço de Relatórios de Spam da GSMA. O envio da mensagem é gratuito. Nos nossos testes, o serviço funcionou com sucesso nas quatro grandes operadoras móveis, Claro, Oi, TIM e Vivo. Em fevereiro de 2014, Algar, Nextel e Sercomtel também haviam assinado um acordo com a GSMA.

O número 7726 não foi escolhido por acaso: ele forma a palavra SPAM no seu teclado numérico. Além do Brasil, o serviço foi adotado por operadoras na Austrália, Reino Unido e Estados Unidos, onde a AT&T chegou a bloquear 2 mil números telefônicos por dia. No Brasil, o serviço infelizmente é desconhecido do grande público e tem pouca ou nenhuma divulgação por parte das operadoras.



Ao fazer a denúncia no Brasil, o número é recebido pelas operadoras, que podem isolar o spam em suas redes e diminuir o volume de mensagens indesejadas que chegam aos clientes. Além disso, a ABR Telecom, entidade que também administra a portabilidade numérica no país, recebe um relatório com os dados consolidados das denúncias dos usuários.

E se a mensagem indesejada é da minha operadora?

É importante lembrar que o serviço de denúncia de spam pelo 7726 não funciona para mensagens enviadas pela sua própria operadora, como promoções de aparelhos ou SMS de parceiros comerciais. Nesse caso, é necessário enviar a palavra SAIR para um número específico, que varia de operadora para operadora. São eles:

  • Claro: 888
  • Oi: 55555
  • TIM: 4112
  • Vivo: 457

Dica do Armando Augustus Freire no grupo do Tecnoblog no Facebook. Obrigado! Agradecimentos ao Micael SilvaRenato Garcia e Luiz C. Eudes, que ajudaram nos testes. Com informações: GSMAMobile TimeVivo.

Category: Tecnologia  Tags: , , ,
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed.Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.



%d blogueiros gostam disto: