Acampar por uma semana trás vários benefícios a saúde

Você anda meio estressado? Acorda esgotado, cansado? Se você nasceu após a invenção da luz elétrica, há grandes chances de ter um atraso de duas horas em seu relógio biológico.  Um estudo da Universidade do Colorado nos EUA, descobriu que o aumento da exposição à luz solar faz ajustar o nosso Ritmo Circadiano.

O Ritmo circadiano ou ciclo circadiano designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos e é influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.  Todos os seres vivos que habitam o planeta estão conectados a natureza.  O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, e exerce influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo.

O estudo analisou durante duas semanas, oito participantes (seis homens, duas mulheres) que tinham uma idade média de 30,3 anos.  Na primeira semana, os participantes foram incentivados a realizar suas rotinas diárias de trabalho, escola, atividades sociais e horários de sono auto-selecionados.  Já na segunda semana, os participantes acamparam ao ar livre, apenas com a luz natural e fogueiras. Lanternas ou dispositivos eletrônicos pessoais foram proibidos.

O ritmo circadiano dos participantes foi registrado e comparado em ambas as semanas do experimento. O estudo foi realizado nas Montanhas Rochosas do Colorado.

Após uma semana de camping selvagem, o relógio biológico dos participantes se alinhou com o tempo solar.  Em outras palavras, a noite biológica passou começar no pôr do sol, e terminar quando acordamos logo após o nascer do sol. Todos passaram a dormir e acordar em sincronia com a natureza.  Esses ritmos são estudados pela cronobiologia e a glândula pineal exerce papel fundamental em todo o processo, pois é ela quem regula o hormônio do sono: A Melatonina.

Fonte: Mochila Brasil

Category: Turismo  Tags:
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed.Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.



%d blogueiros gostam disto: